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Informação sobre o curso UFCD 9049 Gestão de situações de crise
Duração
25.0 horas
Objectivos

Pretende-se que o formando, no final da unidade de formação de curta duração, seja capaz de gerir situações de crise de forma rápida.

Objectivos Específicos

  • Identificar o conceito e respetivos cenários de situações de crise.
  • Descrever os procedimentos a seguir em situações de crise com vista a manter a segurança dos colaboradores, cliente e pessoas de entidades terceiras.
  • Planear, preparar e supervisionar as equipas para uma ação de forma rápida.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Enquadramento
    • Definição de crise
      • Intervenientes
        • Responsabilidades
          • Principais tarefas
            • Fases de uma crise
              • Emergência
                • Crise
                  • Recuperação
                • Cenários de crise
                  • Responsabilidade sobre produtos
                    • Sabotagem
                      • Contaminação
                      • Acidente com clientes
                        • Acidente alimentar
                          • Acidente físico
                          • Terrorismo
                            • Ameaça de bomba
                              • Explosão de bomba
                                • Contaminação por agentes químicos
                                • Ato violento
                                  • Sequestro e refém
                                    • Assalto a carrinha de valores ou linha de caixa
                                      • Ocupação de edifício
                                        • Vandalismo
                                          • Extorsão
                                          • Acidente na loja
                                            • Incêndio
                                              • Falha de sistemas vitais (ar condicionado, frio, saneamento, gás e elétrico)
                                                • Desabamento ou colapso de estruturas
                                                  • Derrame químico
                                                    • Contaminação da água de abastecimento
                                                      • Rebentamento de botijas de gás
                                                      • Falha de Comunicações/Sistemas
                                                      • Procedimentos de crise
                                                        • Alerta
                                                          • Matriz de escalonamento por cenário
                                                          • Ritmo de gestão
                                                            • Análise da situação
                                                              • Medidas de emergência imediatas
                                                                • Planeamento/programação
                                                                  • Avaliação da situação
                                                                    • Tomada de decisão
                                                                      • Implementação de procedimentos
                                                                      • Ações e documentos a utilizar para cada cenário