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Informação sobre o curso UFCD 0632 - Acolhimento e encaminhamento
Duração
50.0 horas
Condições de Inscrição

Ativos empregados com escolaridade mínima 4º ano

Objectivos

Pretende-se com a frequência da Unidade de formação de curta duração, que os formandos/as no final da UFCD sejam capazes de identificar fatores facilitadores da comunicação usando as suas competências pessoais para uma comunicação mais eficaz e para a prevenção e resolução de conflitos.

Objectivos Específicos

Identificar os fatores facilitadores do processo de comunicação.

Identificar as barreiras ao processo de comunicação.

Aplicar as técnicas e procedimentos necessários ao atendimento.




   Utilizar as competências pessoais mais eficazes para a prevenção e resolução de conflitos interpessoais.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas. Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem. 

Conteúdos Programáticos

  • Processo de acolhimento e atendimento
    • Noção de atendimento e qualidade de serviço
      • Procedimento a adotar no acolhimento e encaminhamento
      • Aspetos comportamentais na função atendimento
        • Colocação da voz
          • Postura correta
            • Apresentação cuidada
              • Atitudes gestuais
                • Saber ouvir
                • Linguagem
                  • Correção linguística
                    • Clareza na exposição
                      • Expressões a utilizar e a evitar
                      • Interlocutores
                        • Tipos de personalidade
                          • Importância dos interlocutores
                          • Encaminhamento
                            • Apresentação
                              • Forma de tratamento
                                • Encaminhamento
                                  • Ser prestável
                                  • Gestão de conflitos
                                    • Os conflitos nas organizações: causas, manifestações e contextos
                                      • Os processos de negociação
                                        • A auto consciência e o autocontrolo