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Informação sobre o curso UFCD 7298 - Turismo inclusivo na restauração
Duração
25.0 horas
Condições de Inscrição

Adultos ativos empregados, com escolaridade ao nível do 4º ano.

Objectivos

No final da ação os formandos devem ser capazes de aplicar métodos e técnicas que lhes permita um desempenho eficaz ao nível da restauração

Objectivos Específicos

  • Identificar as condições de acessibilidade para clientes com necessidades especiais, assim como os produtos de apoio disponíveis
    • Acolher adequadamente o cliente com necessidades especiais
      • Efectuar o serviço de mesa, bar ou cafetaria, tendo em conta as especificidades decorrentes das necessidades especiais do cliente, das soluções disponíveis e das solicitações e explicações do cliente
        • Apoiar o cliente com necessidades especiais no acesso aos alimentos e às bebidas em serviço de buffet, coffee-break e room-service
          • Relacionar-se com o cliente com necessidades especiais, ao longo de todo o serviço, de modo a que este se sinta aceite, compreendido e valorizado como pessoa cliente na unidade de restauração

          Metodologia

          Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

          Conteúdos Programáticos

          • O cliente com deficiência motora numa unidade de restauração
            • Condições de acessibilidade e produtos de apoio
              • Acessibilidade no exterior da unidade
                • Acessibilidade ao interior da unidade
                  • Acessibilidade no interior da unidade
                    • Características da casa de banho acessível
                      • Produtos de apoio e verificação de requisitos
                      • Acolhimento do cliente
                        • Acolhimento
                          • Regras de acolhimento
                            • Encaminhamento do cliente à mesa
                              • Apoio na locomoção
                                • Acomodação do cliente
                                • Serviço de mesa, bar e cafetaria
                                  • Pedido
                                    • Ajustamento da mise-en-place
                                      • Mobilização de produtos de apoio
                                        • Serviço
                                        • Serviço de alimentos e bebidas nas modalidades de buffet, coffee-break e room-service
                                          • Serviço de buffet e coffee-break
                                            • Serviço de room-service
                                            • Relacionamento interpessoal
                                              • Empatia no serviço de restauração
                                                • Factores favorecedores e dificultadores da empatia
                                              • O cliente com deficiência visual numa unidade de restauração
                                                • Condições de acessibilidade e produtos de apoio
                                                  • Condições de acessibilidade
                                                    • Produtos de apoio e práticas de serviço
                                                    • Acolhimento do cliente
                                                      • Acolhimento
                                                        • Encaminhamento para a mesa
                                                          • Cão-guia
                                                          • Serviço de mesa, bar e cafetaria
                                                            • Pedido
                                                              • Mise-en-place
                                                                • Serviço
                                                                  • Saída da unidade de restauração
                                                                  • Serviço de alimentos e bebidas nas modalidades de buffet, coffee-break e room-service
                                                                    • Serviço de buffet e coffee-break
                                                                      • Serviço de room-service
                                                                      • Relacionamento interpessoal
                                                                        • Direito à não-discriminação
                                                                      • O cliente com deficiência auditiva numa unidade de restauração
                                                                        • Acolhimento do cliente
                                                                          • Acolhimento
                                                                            • Língua gestual portuguesa
                                                                              • Comunicação
                                                                                • Cão para surdos
                                                                                • Serviço de mesa, bar, cafetaria, buffet e room-service
                                                                                  • Apresentação da ementa e anotação do pedido
                                                                                    • Serviço
                                                                                    • Relacionamento interpessoal
                                                                                      • Conhecimento e aceitação
                                                                                    • O cliente com deficiência intelectual e/ou multideficiência numa unidade de restauração
                                                                                      • Condições de acessibilidade e produtos de apoio
                                                                                        • Deficiência intelectual
                                                                                          • Verificação de requisitos
                                                                                          • Acolhimento do cliente
                                                                                            • Serviço de mesa, bar e cafetaria
                                                                                              • Pedido
                                                                                                • Mise-en-place
                                                                                                  • Serviço
                                                                                                  • Serviço de buffet, coffee-break e room-service
                                                                                                    • Serviço de buffet e coffee-break
                                                                                                      • Serviço de room-service
                                                                                                      • Relacionamento interpessoal
                                                                                                        • Estereótipos
                                                                                                      • O cliente sénior com limitações motoras, sensoriais e/ou intelectuais numa unidade de restauração
                                                                                                        • Condições de acessibilidade e produtos de apoio
                                                                                                          • Cliente sénior
                                                                                                            • Acessibilidades
                                                                                                              • Produtos de apoio
                                                                                                              • Acolhimento do cliente
                                                                                                                • Serviço de mesa, bar e cafetaria
                                                                                                                  • Pedido e mise-en-place
                                                                                                                    • Serviço
                                                                                                                    • Serviço de buffet, coffee-break e room-service
                                                                                                                      • Serviço de buffet e coffee-break
                                                                                                                        • Serviço de room-service
                                                                                                                        • Relacionamento interpessoal
                                                                                                                          • Necessidades do cliente sénior em matéria de comunicação